4 de outubro de 2013

Men Sunddenly in Black (Maridos Infiéis/2003)

msib Eric Tsang (no sofá) é o líder da tríade ou do grupo dos maridos infiéis.

Quando suas esposas vão para a Tailândia em uma viagem de um dia, um grupo de amigos resolvem aproveitar o momento para pular a cerca. A missão é cuidadosamente preparada para que as cônjuges jamais descubram. Devidamente municiados de camisinhas, o grupo usa um carro camuflado de taxi para não levantar suspeita alguma. Porém o meticuloso plano cai água abaixo quando eles descobrem que suas esposas estão em seu encalço.

Tin (Eric Tsang), Cheung (Jordan Chan), Chao (Chapman To) and Paul (Spirit Blue) são movidos por diferentes motivações. Tin busca honrar um camarada que se sacrificou para que ele pudessem usufruir desse momento, enquanto Paul busca perder a virgindade. O que os une são os fortes laços de camaradagem, algo típico de filme de outro gênero. Substituindo os maridos por membros da tríade e as mulheres por policiais, temos um filme que funciona exatamente como um drama sobre policiais e tríades. Claro que as situações transformam o filme em uma deliciosa comédia.

Do outro lado temos as respectivas esposas Carrie (Teresa Mo), Anna (Candy Lo), Ching (Masha Yuen) and Luk (Tiffany Lee) sedentas por justiça. Munidas de câmeras, elas tentam a qualquer custo, inclusive o casamento, pegar no flagra os maridos infiéis. O jogo de gato e rato atingem proporções simplesmente épicas.

No meio de tudo isso ainda temos uma participação especial hilária de Tony Leung Ka-Fai como Uncle Ninth. Ele interpreta um prisioneiro de guerra nessa sangrenta batalha para pular a cerca. Igualmente hilário é a participação de Sandra Ng como a esposa que busca usar de todos artifícios para que Uncle Ninth entregue o nome dos amigos que participaram de uma noitada regada a álcool e várias acompanhantes.

O filme contém algumas das paródias mais criativas e divertidas já boladas. As referências mais óbvias são Infernal Affairs e os filmes de John Woo. A cena dos paparazzi perseguindo os maridos infiéis é um dos mais criativos tiroteios já bolados, com o som dos flashes sendo substituídos por som de balas em meio a tomadas de câmeras em slow motion. Igualmente hilária são os momentos que Eric Tsang parodia o seu próprio personagem de Infernal Affrais.

Men Suddenly in Black é uma comédia bem criativa e engraçada. A narrativa do filme é bastante inteligente, oferecendo uma generosa dose de humor negro. Talvez o único problema do filme seja o seu final. Este acaba sendo frustrante, pois a sensação é de que o diretor tentou ludibriar o expectador de forma totalmente desnecessária. Ainda sim o filme é genial na comédia e na paródia.

Hong Kong feelings: 4,5/5

Título original: 大丈夫 (Daai Cheung Foo)

Diretor: Pang Ho-Cheung

Elenco: Eric Tsang Chi-Wai, Jordan Chan Siu-Chun, Chapman To Man-Chat, Teresa Mo Sun-Kwan, Candy Lo Hau-Yam, Marsha Yuan Ji-Wai, Tiffany Lee Lung-Yi, Spirit Blue (Jia Zongchao), Maria Cordero, Tony Leung Ka-Fai, Sandra Ng Kwun-Yu, Teresa Mak Ka-Kei, Stephanie Che Yuen-Yuen, Nat Chan Bak-Cheung, Lam Suet, Jim Chim Sui-Man,Annabelle Lau Hiu-Tung, Chin Kar-Lok, Ellen Chan Ar-Lun, Carlo Ng Ka-Lok, Timmy Hung Tin-Ming, Belinda Hamnett, Kitty Chu Kit-Yi, Eric Kot Man-Fai, Cheung Tat-Ming, Ken Wong Hap-Hei, Iris Wong Yat-Tung, Jackie Lui Chung-Yin, Coco Chiang Yi,Sammo Hung Kam-Bo, Alan Tam Wing-Lun, Gia Lin, Osman Hung Chi-Kit, Otto Wong,Eddie Peng Wai-On, Eric Tse

Nenhum comentário: