27 de setembro de 2013

The Longest Summer (Tempestade de Verão/1998)

the-longest-summerTony Ho (centro) é um ex-soldado britânico e se prepara para assaltar um banco

Em primeiro de Julho de 1997, o Reino Unido transferia oficialmente a sua soberania sobre Hong Kong para a China. Sob domínio britânico, a cidade portuária se transformou em um importante enclave comercial da Ásia, e posteriormente evoluiu se tornando a capital financeira da região. Os períodos adjacentes à devolução foram marcados por diversas incertezas acerca do futuro da cidade.

Enquanto diversos diretores, incluindo nomes famosos como John Woo, trataram esse marco histórico de forma leviana e superficial, Fruit Chan entrega um drama que traz uma grande crítica social.  Em The Longest Summer, acompanhamos a história de um grupo de 6 soldados da força  britânica de Hong Kong. Faltando alguns meses para a devolução, eles são dispensados do serviço militar. Marginalizados pela sociedade e rejeitados pela sua pátria cada um tenta encontrar um novo de meio de sobrevivência. A partir daí narrativa do filme se foca no seu protagonista.

Ga Yin (Tony Ho) é ex-sargento da Força Britânica Ultramarina de Hong Kong. Uma vida inteira dedicada como um soldado britânico, mas que acaba sendo um desperdício. Dispensado e sem conseguir um emprego, ele é convencido pelo irmão mais novo Ga Suen (Sam Lee) para se juntar a uma tríade. A atuação de Sam Lee em Made in Hong Kong, também do mesmo diretor, e em The Longest Summer ajudou a transformou o ator em queridinho de Hong Kong. Se Sam Lee ganhou reconhecimento, o mesmo não pode ser dito para o ator principal do filme. É lamentável que Tony Ho não tenha tido oportunidades posteriores significantes. Em sua estreia como ator profissional, ele demonstrou ter talento para construir uma carreira de sucesso.

A pouca repercussão de The Longest Summer e fraca recepção do público tão pouco colaboraram para transformar Tony Ho de um ator desconhecido para uma estrela de Hong Kong. A produção foi financiada de forma independente. Com um elenco composto na sua maioria de atores amadores, o filme não teve apelo comercial algum. Porém isso não tira o mérito do filme, Fruit Chan consegue extrair atuações surpreendentes de um elenco teoricamente limitado. Sem contar na imersão que o diretor consegue criar com uma fascinante história sobre pessoas comuns lutando para sobreviver em um mundo dominado pela ganância e egoísmo.

Sem dúvida alguma The Longest Summer é uma gema rara do cinema de Hong Kong. Muito das nuances e da complexa narrativa passam despercebidos num olhar mais desatento, porém a riqueza da trama e dos personagens tornam a experiência emocionalmente única. O filme se estrutura em personagens que lutam por sua própria identidade em um mundo que está em rápida e continua mudança. Porém o Fruit Chan transcende a trama com uma narrativa que as vezes soa de cunho político, outras vezes se trata de uma crítica social ou de um estudo intimista do protagonista, incapaz de compreender o mundo em que vive.

Hong Kong feelings: 5/5

Título original: 去年煙花特別多 (Hui nin yin fa dak bit doh)

Diretor: Fruit Chan Gor

Elenco: Tony Ho Wah-Chiu, Jo Koo, Sam Lee Chan-Sam, Chan Sang, Pang Yik-Wai, Lai Chi-Ho, Leung Yiu-Wah, Lam Shek-Kin, Ng Ka-Chun, Cheung Sing-Chiu, Lee Lai

Nenhum comentário: