23 de setembro de 2013

Fight Back to School (Um Maluco na Escola/1991)

fbts(1)fbts 

Caso de Polícia: Chow tenta solucionar uma prova de matemática.

Stephen Chow é um veterano da SDU, esquadrão tático da polícia de HK, que está à beira de ser demitido pois sua abordagem estilo Rambo coloca seus colegas em perigo. Porém o comissário de polícia lhe dá uma missão para salvar sua carreira. Chow Sing-Sing deverá encontrar uma arma que o seu superior perdeu para alguns delinquentes de uma escola.

Para ter sucesso em sua missão, Chow terá a ajuda do esquizofrênico tio Tat (Ng Man-Tat). Porém alguns obstáculos escolares surgem diante do nosso anti-herói. Antes de cumprir a missão principal, ele terá que primeiro fazer algo que ele odeia profundamente: estudar. Nessa parte ele terá ajuda da bela orientadora Senhorita Ho (Sharla Cheung). Outra missão paralela é lidar com os valentões da escola que fazem bullying com todos, e que possuem conexão com a tríade.

O roteiro tem altos e baixos. De negativo podemos apontar para a falta de personalidade de todos os personagens secundários, exceto por Ng Man-Tat. Este último mesmo com um roteiro limitado consegue estabelecer uma química incrível com Stephen Chow. As melhores cenas do filme são quando os dois dividem a tela. Além disso, a relação de amizade e rivalidade com o colega de classe Turtle (Gabriel Wong) é um dos pontos positivos também. Roy Cheung mais uma vez encarna um chefe de tríade, porém sendo bastante caricato e com uma interpretação pouco inspirada. A trilha sonora é muito fraca que sempre remete a desenho animado. Existe ainda alguns problemas irritantes de sonoplastia, que torna as cenas de ação sem graça.

Dois diretores em especial contribuíram para a carreira prolífica de Stephen Chow. O primeiro foi Jeff Lau ao explorar não somente o talento de comediante, mas também o seu potencial como ator para cenas românticas e dramáticas. Já Gordon Chan deu a base do que seria uma marca registrada de Stephen Chow. O humor mo lei tau (无厘头) em tradução literal significa sem sentido, sendo um fenômeno recente em Hong Kong. Esse tipo é bastante peculiar pois usa-se justaposições de contrastes, paródias sem sentido ou até anacronismos deliberados. Como requer muitas vezes um conhecimento popular, o entendimento das piadas se perdem principalmente quando traduzidas. Nesse filme, o diretor abusa do talento de Chow em falar com rapidez e desenvolturas frases extremamente complexas que acabam surpreendendo e sendo bem engraçadas.

Apesar de zombar do sistema, o filme jamais se leva a sério. Fight Back to School, antes de tudo, é filme que se apoia no talento de Chow, colocando o seu personagem em um ambiente inusitado e que odeia. O sucesso comercial somente ajudou a alavancar Stephen Chow ao estrelato ainda no início de sua carreira como ator.

Hong Kong feelings: 3,5/5

Título Original: 逃學威龍 (To hok wai lung)

Diretor: Gordon Chan Car-Seung

Elenco: Stephen Chow Sing-Chi, Ng Man-Tat,Cheung Man, Roy Cheung Yiu-Yeung,Wong Chi-Yeung, Gabriel “Turtle” Wong Yat-San, Paul Chun Pui, Dennis Chan Kwok-San, Yuen King-Tan, Barry Wong Ping-Yiu, Teddy Chan Tak-Sum, Nip Pang-Fung, Tse Wai-Kit, Leung Sap-Yat

Nenhum comentário: