11 de outubro de 2013

The Big Heat (Esquadrão de Elite/1988)

bigheat Waise Lee (esq.) e Philip Kwok (dir.)

O policial Wong Wai Pong sofre danos no nervo da mão direita, que o impede de atirar em momentos cruciais. O inspetor está prestes a assinar sua carta de demissão e dedicar mais tempo a sua noiva Maggie. Porém quando ele descobre que seu amigo e parceiro foi morto na Malásia, Wong não descansará enquanto não encontrar o responsável.

A produção extremamente conturbada acabou afetando a qualidade do filme. Andrew Kam era o diretor principal de The Big Heat, porém Tsui Hark considerou o trabalho dele insatisfatório. O produtor trouxe Johnnie To para consertar o filme, porém o último também abandonou a barca, ou foi chutado dela. Por fim Tsui Hark terminou o filme por conta própria refilmando diversas cenas. Por conta disso o filme é insípido, inexpressivo e banal.

A primeira metade do filme é chato, com os diretores falhando em desenvolver os personagens em cima do drama do Inspetor Wong. The Big Heat jamais consegue ser emocionalmente engajante, por mais que tente emular A Better Tomorrow. Culpa disso é do ator escalado para o papel principal. Waise Lee como Inspetor Wong é completamente apático. Philip Kwok como ator é medíocre, já como diretor de ação mostra mais talento. Inclusive em seu currículo é creditado como um dos diretores de ação do filme “007: O Amanhã Nunca Morre”.

O filme parece engrenar na segunda metade, porém inexplicavelmente tem um ritmo arrastado mesmo com mais cenas de ação. O destaque fica para a cena de tiroteio no hospital que remete a Hard Boiled. O final deveria ser uma carnificina, mas é esquecível. O que salva a produção são esses momentos de ação ultraviolentas, pendendo para o grotesco de tão exageradas. Pena que são poucas.

Hong Kong feelings: 2,5/5

Título Original: 城市特警 (Seng fat dak ging)

Diretor: Johnnie To Kei-Fung e Andrew Kam Yeung-Wah

Elenco: Waise Lee Chi-Hung, Joey Wong Cho-Yin, Philip Kwok Chun-Fung, Matthew Wong Hin-Mung, Paul Chu Kong,Michael Chow Man-Kin

Nenhum comentário: