8 de outubro de 2013

Punished (Hora da Vingança/2011)

punished Chor (esq.) e Chiu (dir.) tentam encontrar Daisy a qualquer custo

Wong Ho-Chiu é um magnata de Hong Kong que tem uma relação conturbada com sua filha, uma usuária de drogas. Eventualmente ela é sequestrada, porém o pai suspeita que a filha armou o próprio sequestro para conseguir dinheiro para financiar o seu vício. Com a ajuda do leal guarda-costa Chor, Wong tentará descobrir os responsáveis pelo sequestro.

Punished chama a atenção por ser produzido pela Milkaway, produtora do lendário diretor Johnnie To, e pela presença do genial Anthony Wong no papel principal. Porém, mesmo com pessoas renomadas envolvidas no filme, Punished falha em todos os aspectos.

A começar pela história. Mais genérico do que isso impossível. Para contornar essa limitação era de se esperar personagens interessantes e uma narrativa no melhor estilo de PTU. Porém temos personagens problemáticos e uma narrativa desinteressante. Wong Ho-Chiu (Anthony Wong) é o pai ausente que se preocupa mais com os negócios que com o vício da filha Daisy (Janice Man). Já ela é tão mimada e irremediável que é difícil simpatizar com a personagem.

O que poderia salvar o filme é a relação de lealdade que o guarda-costa Chor (Richie Ren) tem com o seu patrão Chiu. Porém não há nada de especial nas interpretações de Anthony Wong e Richie Ren. Para finalizar a galeria de péssimos personagens temos o vilão Law (Lam Li) cujas ações são tão desprovidas de humanidade por simples necessidade do roteiro de ter alguém mais detestável que Daisy, tornando-a mais simpática ao público.

Em seu quinto filme como diretor principal, Law Wing se mostra um diretor medíocre. Um dos maiores problemas do filme é a falta do estilo cinematográfico que marca as produções da Milkaway. Law Wing abusa dos flashbacks que pouco ajudam no desenvolvimento da trama e só piora o ritmo já arrastado do filme. Qualquer tentativa de criar suspense acaba falhando, seja pela desconexa narrativa seja pela trama simplória. Com um roteiro tão fraco, o diretor acaba apelando para o melodrama na segunda metade do filme.

Apesar de toda a grife, Punished é genérico parecendo mais uma produção estadunidense direto para o mercado de DVD. Todo o suspense da trama se esvazia com o abuso dos flashbacks. Apesar da tentativa de explorar com maior profundidade a relação conflituosa entre pai e filha, o filme fracassa ao transformar em um banal melodrama. Punished é certamente um dos filmes mais fracos já produzidos pela Milkaway.

Hong Kong feelings: 1,5/5

Título original: 報應 (Bou Ying)

Diretor: Law Wing-Cheong

Elenco: Anthony Wong Chau-Sang, Richie Ren, Maggie Cheung Ho-Yee, Janice Man, Lam Li,Candy Lo Hau-Yam, Jun Kung, Charlie Cho Cha-Lei, Elena Kong Mei-Yi, Samuel Leung Cheuk-Moon

Nenhum comentário: