26 de fevereiro de 2012

Accident (Acidente/2009)

accident Brain (Louis Koo) tenta desvendar a conspiração contra ele.

É possível assassinar uma pessoa de forma que a cena do crime pareça com um acidente? Pode parecer uma teoria conspiratória, mas Brain e seus comparsas tiram seu sustento com este tipo de serviço.

O filme mostra minunciosamente como que Brain constrói e seus comparsas executam os “acidentes”. Sempre buscando não deixar pontas soltas, o personagem principal é meticuloso e as vezes até paranoico. O diretor Soi Cheung consegue fazer essas cenas muito bem, sempre mantendo o expectador na expectativa de como o acidente ocorrerá.

Aparentemente Brain detém o monopólio desse negócio. Porém um incidente o leva a conclusão que existe um possível ríval e concorrente na sua área de atuação. O filme fica cada vez mais interessante a medida que Brain fica mais paranoico. A atuação de Louis Koo é surpreendentemente excelente sendo bastante convincente no papel principal. O elenco de suporte possui nomes como Lam Suet e Michelle Ye.

Estreando na cadeira de diretor de uma produção da Milkyway, Soi Cheang faz o básico e muito bem. Não se arrisca em experimentar efeitos com a câmera que mais distraem do que conferem um estilo. As relações entre os personagens são construídas de forma sutil o que reforça o tom misterioso. A tensão e o suspense não são tão densos, mas o diretor consegue produzir o suficiente para que o filme funcione.

Infelizmente a cena final é desnecessária, criada somente para atender interesses comerciais (leia-se evitar a censura chinesa). Mas ainda sim o filme diverte bastante com a temática conspiratória, boas atuações e bom roteiro. Alistado pela produtora do renomado Johnnie To, Soi Cheang cumpre as expectativas em sua estreia como diretor da Milkyway dirigindo um ótimo suspense.

Hong Kong feelings: 3,5/5

Título original: 意外 (Yi Ngoi)

Diretor: Soi Cheang Pou-Soi

Elenco: Louis Koo Tin-Lok, Richie Ren, Michelle Ye, Stanley Fung Shui-Fan, Lam Suet, Monica Mok

Nenhum comentário: