19 de fevereiro de 2012

Fallen Angels (Anjos Caídos/1995)

fallenangels “Eu sabia que aquela estrada não era muito longa, […] mas naquele momento me sentia aconchegada.”

Fallen Angels é uma sequência espiritual de Chungking Express. O cenário que abriga os personagens é o mesmo. Uma Hong Kong noturna e fervilhante. Duas histórias distintas vão se desenvolvendo mas que se intercalam com um ponto em comum.

O filme começa apresentando Michelle Reis que é a agenciadora do assassino de aluguel interpretado por Leon Lai. Apesar de serem colegas de trabalho e nutrirem um mútuo interesse afetivo, não se conhecem pessoalmente. Nesse hesitante relacionamento, a personagem de Karen Mok aparece para reviver o seu relacionamento com o assassino.

A outra história gira em torno de Takeshi Kaneshiro cujo personagem se apresenta como um ex-presidiário. Além disso ele é mudo pois na infância engasgou com um pedaço de abacaxi enlatado e vencido (uma referência direta/piada interna à Chungking Express). No desenrolar do filme, ele conhece a sua primeira paixão interpretada por Charlie Young, porém ela é incapaz de lidar com o fim do relacionamento anterior.

A medida que nos interessamos em conhecer o cotidiano desses personagens também nos tornamos mais íntimos deles. Tal sensação é decorrente do uso extensivo da narração em off pelo diretor. É como se a cada momento os personagens estivessem nos confidenciando seus pensamentos e sentimentos. E o grande ponto em comum é a solidão que aflige a todos. Acompanhamos as ilusões e desilusões de cada um.

Wong Kar-Wai novamente faz usos de efeitos de câmera e trilha sonora marcantes, o que torna a experiência única transmitindo a sensação que estamos assistindo à memórias no inconsciente. Porém não existe uma história, os personagens são ligados pelo acaso. São essas características que fazem o diretor diferente até mesmo daqueles considerados artísticos. Sua habilidade se estende a sua capacidade de extrair boas atuações de atores limitados como Leon Lai.

Os personagens deste filme são um tanto quanto impenetráveis. Porém não é de interesse de Wong Kar-Wai construir personagem fáceis de entender, muito menos filósofos incompreendidos. Apesar de alguns serem bizarros, nos simpatizamos por serem imperfeitos, por serem humanos. Aos que dispuserem à mergulhar na vida dos personagens de Fallen Angels serão recompensado com uma inebriante jornada.

Hong Kong feelings: 4,5/5

Título original: 墮落天使 (Doh Lok Tin Si)

Diretor: Wong Kar-Wai

Elenco: Michelle Reis, Takeshi Kaneshiro, Leon Lai Ming, Charlie Young Choi-Nei, Karen Mok Man-Wai, Chan Fai-Hung

Nenhum comentário: