14 de fevereiro de 2012

Kung Fu Hustle (Kung-Fusão/2004)

kunfuhustle Stephen Chow homenageia Bruce Lee mais uma vez.

O prolífico ator-diretor Stephen Chow entrega o seu filme mais ambicioso. O resultado é mais uma obra com o seu selo de qualidade. Dessa vez a história se passa numa Xangai da década de 30 dominada por gangsteres. Stephen Chow é Sing, um zero a esquerda que tenta se passar como um membro da temida Gangue do Machado.

Mas por incrível que pareça ele não é o centro das atenções. O que assistimos é um desfile de personagens caricatos. Destaque para o casal Yuen Qiu e Yuen Wah que fazem uma hilária aparição como os senhorios do ‘Beco do Chiqueiro’. Lam Ching-Chu, figura carimbada na filmografia de Chow, interpreta o inútil braço direito de Sing. A grande decepção mesmo é a ausência de Ng Man-Tat.

O humor “mo lei tau” (sem sentido em tradução literal) de Chow transborda para o roteiro. A história inexiste, mas ainda sim o filme consegue prender a atenção do expectador desde a cena inicial. Graças ao talento de Chow, como ator e diretor, as cenas, desde romance até as de ação, são bem construídas.

Se em Shaolin Soccer Stephen Chow obteve sucesso ao usar cenas em computação gráfica pela primeira vez, agora ele dá mais um passo adiante. Mostrando total domínio da tecnologia, ele consegue transportar gags que antes eram exclusivas em desenhos animados para cenas com atores de carne e osso. O resultado é simplesmente hilário e surpreendente. Os efeitos especiais são nem um pouco realistas, mas são bem empregadas de forma que não traz aquela sensação negativa de falsidade.

As lutas de kung fu são bem coreografadas e criativas, capaz de agradar até mesmo os fãs do gênero. Algumas são bem engraçadas como a luta final contra o chefão. Mas apesar disso, as cenas de luta são geralmente intercaladas com cenas de humor. Por falar em humor, como este se baseia mais nos efeitos especiais mirabolantes, parte da graça se perde quando se assiste uma segunda vez.

No final das contas, Kung Fu Hustle é um bom filme de comédia com um estilo que remete aos desenhos animados americanos, mas que preserva alguns elementos do humor cantonês. A fórmula mágica do sucesso se mantém intacta, porém com doses homeopáticas de drama e romance.

Hong Kong feelings: 3,5/5

Título original: 功夫 (Kung Fu)

Diretor: Stephen Chow

Elenco: Stephen Chow Sing-Chi, Lam Chin-Sin, Lam Chi-Chung, Chan Kowk-Kwan, Yuen Qiu, Yuen Wah, Eva Huang Sheng-Yi, Tin Kai-Man, Feng Xiao-Gang, Bruce Leung Siu-Lung, Xing Yu, Lam Suet

Nenhum comentário: