4 de março de 2012

Lifeline (Urgência Máxima/1997)

lifeline Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.

Bombeiros protagonizando filmes são raros. Tal temática é pouco utilizado pelos cineastas por diversos motivos. É complicado não conceber personagens unidimensionais, uma vez que a sociedade tratam esses profissionais como heróis. Assim como pouco tem a oferecer em cenas de ações sem cair na repetição. A grande sacada de Johnnie To é retratá-los como humanos, explorando os conflitos pessoais e profissionais.

Lifeline pode ser divido em duas partes. A primeira parte é centrada no desenvolvimento dos personagens. Johnnie To explora bem a personalidade de cada um, assim como suas vidas particulares. Porém nesse ponto, o mérito mesmo cabe aos atores. As atuações são sólidas, mesmo em momentos menos inspirados do roteiro. O grande destaque fica pelo seus dois protagonistas. Lau Ching-Wai e Alex Fong. Cada um tem suas questões pessoais a serem resolvidas, mas há também a rivalidade profissional entre ambos.

O conflito não se limita somente aos dois, devido a divergências no estilo de liderança, mas também ao restante do esquadrão. Por azar, eles são conhecidos como um esquadrão amaldiçoado. Isso traz incerteza e falta de autoconfiança para qualquer um.

A parte final é grandiosa, com uma boa dose de ação e tensão. Com os personagens devidamente estabelecidos, é fácil se importar pela vida de cada um. É aí que Johnnie To se destaca. A sequência do incêndio é uma das mais espetaculares já filmado. Apesar do baixo orçamento, esta é bastante realista nos detalhes.

O filme diverte com suas várias sub-tramas sem apelar para a melodrama. E ainda tem espaço para alguns temas comuns na filmografia de Johnnie To como companheirismo. É cativante assistir como que aquele grupo de bombeiros, através da perseverança e trabalho em equipe, conseguem superar o estigma e aprendem valorizar o companheirismo.

Hong Kong feelings: 4/5

Título original: 十萬火急 (Sap Maan Fok Gap)

Diretor: Johnnie To

Elenco: Lau Ching-Wan, Alex Fong Chung-Sun, Carman Lee Yeuk-Tung, Ruby Wong Cheuk-Ling, Damian Lau Chung-Yun, Raymond Wong Ho-Yin

Nenhum comentário: