1 de janeiro de 2012

Running Out of Time (Jogo da Vingança/1999)

running_out_of_time_1 (1)  Andy Lau e Lau Ching-Wan duelam no filme dirigido por Johnny To.

Um misterioso ladrão rouba diamantes de uma companhia financeira. Porém a ação é executada de forma extravagante, chamando atenção de um inteligente policial. Este último então é atraído para um jogo de gato e rato pelo próprio ladrão. Nas próximas 72 horas o policial tentará descobrir suas motivações e seus objetivos.

O enredo intriga o expectador, mas o núcleo do filme está nos dois atores principais. Lau Ching-Wan interpreta inspetor Ho. O carismático ator personifica um inteligente policial que prefere usar o cérebro a portar uma arma. O seu personagem é viciado em trabalho, mas é visível o tédio com as tarefas cotidianas. Porém a monotonia é quebrada com a aparição do ladrão Cheung.

Apesar de ser um oponente de Ho, Cheung não é o vilão do filme. Este papel cabe ao personagem de Waise Lee, Baldy. Na verdade Cheung pode ser retratado como um rival do policial, alguém que é capaz de rivalizar com a inteligência deste último. Interpretado convincentemente por Andy Lau, este personagem também foi um ponto de inflexão em sua carreira. A partir deste filme Andy Lau ganhou o respeito dos críticos e construiu sólidas atuações em filmes posteriores. Com uma excelente atuação, o pop star conseguiu o prêmio de melhor ator. Se antes era criticado pelo exagero, neste filme ele consegue equilibrar charme e perspicácia.

A química entre Andy Lau e Lau Ching-Wan é fantástica, construindo de forma perfeita o respeito mútuo e a rivalidade. Ambos conseguem cativar o expectador a ponto de criar dúvida para quem torcer a cada embate. Já os personagens secundários muita das vezes servem somente como figurantes. Hiu Sing-Hung interpreta o inspetor-chefe Wong. Devido a lerdeza, para não dizer estupidez, o superior é incapaz de obter o respeito de seu inteligente subordinado. Do outro lado, temos YoYo Mung fazendo par romântico com Andy Lau. As cenas são singelas e poucas, mas o romance é tocante. Como mencionado anteriormente, o filme tem um vilão, mas, que ganha importância somente no ato final. É só uma necessidade criada pelo roteiro, tanto que o capanga interpretado por Lam Suet tem mais personalidade que ele.

Se a utilização dos personagens secundários é econômica, o mesmo pode ser dito para a direção de Johnny To. Apesar disso o filme é visualmente impecável. A trilha sonora é efetiva para cada situação, mas não é memorável.

Running Out of Time, com uma trama inteligente, é um divertido exercício do gênero. Apesar da história e personagens serem enxutos, tudo isso permite que dois atores principais possam brilhar soberanos em seus respectivos papéis. Além disso, o romance entre os personagens de Andy Lau e YoYo Mung consegue ser muito mais efetivo que muitos filmes românticos. O filme tem seus defeitos, principalmente furos no roteiro. Mas não há como terminar de assistir a cena final sem um sorriso de satisfação.

Hong Kong feelings: 4/5

Título original: 暗戰 (Am Zin)

Diretor: Johnny To

Elenco: Lau Ching-Wan, Andy Lau Tak-Wah, YoYo Mung, Hui Siu-Hung, Waise Lee Chi-Hung, Lam Suet, Ruby Wong Cheuk-Ling.

Nenhum comentário: