29 de janeiro de 2012

Beyond our Ken (A Vingança da Princesa/2004)

boken  Shirley (Tao Hong) e Ching (Gillian Chung), rivais e amigas.

Edmond Pang Ho-Chang, diretor e roteirista de Beyond our Ken, conta a história de Ching que recentemente terminou o namoro com Ken. Para a jovem, infelizmente, a dor do fim do relacionamento é somente um dos problemas que ela tem que lidar. O outro problema é que o ex-namorado resolveu postar algumas de suas fotos nuas na internet, que, inclusive, lhe custou o seu emprego de professora.

O diretor posiciona a câmera em ângulos que sempre rementem a sensação de que o expectador está espiando a vida dos personagens. E descobre-se que Ching procura a ajuda de Shirley, sendo que a última é a atual namorada de Ken. A intenção de Ching é recuperar as outras fotos íntimas que Ken tirou. Apesar do tema ser altamente relevante nessa era digital, o filme não é tão ambicioso pois não discuti os relacionamentos sob este prisma. O que se observa é uma improvável amizade sendo construída entre duas rivais por definição.

Gillian Chung, uma atriz limitada, entrega a melhor atuação de sua carreira como a tímida Ching. Não que seja uma atuação digna de premiação, mas consegue transmitir a inocência necessária para fiquemos convencidos de que ela é vítima de uma grande injustiça. Já Tao Hong é uma atriz muito mais talentosa, mas ao invés de ofuscar sua companheira de tela permite que ambas brilhem com uma atuação que complementa a de Gillian. Sua personagem também favorece nesse ponto, pois Shirley tem uma personalidade oposta a de Ching, sendo bem extrovertida.

A medida que conhecemos mais aqueles três personagens, o filme não se desenvolve numa pura destilação de ódio aos homens ou a figura de Ken. Daniel Wu, que interpreta o infame Ken, consegue transmitir o quão patético é o seu personagem, tanto que acaba desmerecendo parte da antipatia gerada.

O filme é divertido e interessante do começo ao fim. A trilha sonora combina perfeitamente com a narrativa; Amandoti de Gianna Nannini é uma das músicas mais marcantes. Pouca coisa acontece e as emoções são comedidas, nunca exagerando no tom sombrio que paira nos personagens por conta de suas possíveis motivações. Exceto pelo final, cujo cinismo talvez seja exacerbado demais. Ainda sim fica o recado: Não brinque com as mulheres!

Hong Kong feelings: 4/5

Título original: 公主復仇記 (Gung ju fuk sau gei)

Diretor: Edmond Pang Ho-Chang

Elenco: Gillian Chung yun-Tung, Tao Hong, Daniel Wu, Candy Hau Woon-Ling, James Wong Ka-Lok

Nenhum comentário: