16 de janeiro de 2012

Shaolin Soccer (Kung-Fu Futebol Clube/2001)

shaolin_soccer2 De acordo com Stephen Chow, Super Campões foi uma inspiração para o filme. Bola dentro!

Shaolin Soccer detém o recorde de maior bilheteria de um filme produzido em Hong Kong. E também é o filme de maior sucesso internacional, inclusive foi exibido nas salas de cinema brasileiras. Tamanho sucesso é precedido de um dos melhores filmes de Stephen Chow.

Para os fãs de Chow, Shaolin Soccer navega em águas conhecidas, ou seja, é certo risadas do começo até o fim. O personagem principal já foi tantas vezes interpretado por Chow que ele encarna com naturalidade o herói ingênuo mas determinado em alcançar seus objetivos. Outro elemento tradicional em sua filmografia é Ng Man-Tat que dessa vez interpreta um técnico em busca de redenção.

Mas o filme também tem novidades e a maior delas é a utilização de cenas em computação gráfica. Não são realistas, mas na maior parte das vezes são bem feitas ocasionando mínima distração. Stephen Chow, que também é o diretor do longa metragem, consegue fazer bom uso da tecnologia criando cenas hilárias que remetem às animações japonesas. No entanto o que sempre torna os filmes de Stephen Chow únicos é a temática que nunca se repete.

Pelo título é obvio que o tema do filme é uma mistura de futebol e kung-fu. Stephen Chow interpreta Sing cuja meta é tornar o kung-fu relevante novamente na sociedade moderna. No começo do filme ele encontra Fung, um ex-jogador de futebol que teve sua carreira finalizada ao perder um pênalti, pois torcedores enraivecidos quebraram sua perna. Porém a primeira meia-hora é um tanto quanto arrastado pois o filme gasta esse tempo para apresentar os personagens sem nenhum desenvolvimento da trama. O filme é mais cadenciado se comparado com os filmes anteriores de Chow, mas ainda sim suas uma hora e cinquenta de duração passa rápido.

Stephen Chow é o centro das atenções neste filme, mas permite que o elenco de suporte possa também se destacar. É legal assistir o desenvolvimento de Sing e seus companheiros de shaolin como um time de futebol. Também há de se destacar as homenagens ao Bruce Lee. Como diretor, Chow consegue mesclar perfeitamente elementos do humor norte-americano e do humor cantonês. Shaolin Soccer é um golaço com uma diversão descompromissada.

Hong Kong feelings: 4,5/5

Título original: 少林足球 (Siu Lam Juk Kau)

Diretor: Stephen Chow Sing-Chi

Elenco: Stephen Chow Sing-Chi, Vicki Zhao Wei, Ng Man-Tat, Patrick Tse Yin, Wong Yat-Fei, Tin Kai-Man, Lam Chin-Sin, Lam Chi-Chung, Chan Kowk-Kwan

Nenhum comentário: