16 de dezembro de 2011

Infernal Affairs II (Conflitos Internos II/2003)

IA2  Shawn Yue (esquerda) e Anthony Wong (direita). Nesse cemitério faltam três lápides.

Infernal Affairs II é uma prequela do aclamado Infernal Affairs. A história começa dez anos antes dos eventos do primeiro filme. Vemos os primeiros anos de Ming como cadete e Yan como espião infiltrado na tríade. O passado dos dois são explorados com mais profundidade.

Descobre-se que inicialmente Yan não foi enviado para espionar Sam mas sim seu meio-irmão Hau, patriarca da poderosa família Ngai. Aliás Sam é somente um sub-chefe da tríade comandada por Hau. Este último assume a cabeça da organização após o seu antecessor, pai dele  e de Yan, ser assassinado por Ming a mando de Mary, esposa de Sam.

Dessa trama emerge uma envolvente história de lealdade e ambição. Porém o foco do filme não é nos dois protagonistas do filme anterior, mas sim em Sam e superintendente Wong. Eric Tsang e Anthony Wong retornam para interpretar seus personagens. Os dois entregam atuações ainda melhores graças a trama que adiciona elementos que tornam os dois personagens ainda mais interessantes. Eles têm o suporte de novos personagens. Francis Ng interpreta Hau com grande intensidade, apesar do personagem demonstrar serenidade na maior parte do tempo. Somado a sua astúcia, se revela uma mistura perigosa. Mary, interpretada por Carina Lau, usa todo o seu charme para manipular as pessoas ao seu redor. Inteligente, ela tenta colocar Sam no topo da organização. Ainda há Hun Jun que interpreta o antecessor e amigo do superintendente Wong. Carismático, o ator imbuí Luk de uma moralidade e retidão capaz de inspirar a todos, principalmente a Wong e Yan.

Shawn Yue e Edison Chen voltam a interpretar, respectivamente, as versões jovens de Yan e Ming. Dessa vez não se restringem a aparições em flashbacks. Shawn Yue se destaca inclusive ao incorporar alguns maneirismos do personagem interpretado por Tony Leung. Já Edison Chen entrega uma atuação apática, porém não compromete o filme nem o personagem estabelecido por Andy Lau.

O filme é dividido em três arcos, cada arco se passando em um ano. A disputa pelo poder no submundo vai se acirrando com intervenções diretas e indiretas da polícia de Hong Kong. Inclusive, o filme possui várias referências e elementos semelhantes à trilogia ‘O Poderoso Chefão’. Porém isso não distorce o filme ou o deixe menos interessante, pelo contrário.

Uma sequência que iguala e em alguns momentos supera seu antecessor, este é Infernal Affairs 2. Diversas pontas que ficaram soltas no filme original são amarradas. Assim como no primeiro, o sucesso deste apoia-se no drama e desenvolvimento dos personagens. Do universo estabelecido no primeiro filme da série, sua sequência consegue construir uma história nova e que enriquece o original.

Hong Kong Feelings: 5/5

Título original:無間道 II (Moou Gan Dou II)

Diretor: Andrew Lau, Alan Mark

Elenco: Anthony Wong Cha-Sang, Eric Tsang Chi-Wai, Francis Ng Chun-Yu, Carina Lau Ka-Ling, Shawn Yue, Edison Chen, Hu Jun, Champ To Man-Chat, Roy Cheung Yiu-Yueng, Liu Kai-Chi

Nenhum comentário: