14 de dezembro de 2011

Exiled (Exilados/2006)

exiled     Vai encarar? Esquerda para direita: Lam Suet, Francis Ng, Roy Cheung e Anthony Wong

O diretor Johnnie To é o maior expoente do cinema de Hong Kong, graças ao fato de não ter sucumbido o lado negro da força de Hollywood. Ao contrário de vários outros renomados diretores que decidiram cruzar o oceano Pacífico, Johnnie To preferiu continuar em Hong Kong.

Exiled é um faroeste situado em Macau de 1999. A história se passa dias antes da devolução da ex-colônia portuguesa a China. Por conta disso contas pendentes são acertadas.

Boss Fay (Simon Yam) aproveita para ganhar poder e territórios nessa cidade sem lei. De quebra ele descobre que um assassino que tentou matá-lo refugiou ali. Ele manda Blaze (Anthony Wong) e Fat (Lam Suet) para matar Wo (Nick Cheung). Porém Tai (Francis Ng) e Cat (Roy Cheung) aparecem para protegê-lo. Depois de um impressionante duelo de dois contra um, descobre-se que na verdade os cinco são companheiros de longínqua data.

Temas como amizade, companheirismo e lealdade são abordados ao longo do filme. E os laços que unem o quinteto serão testados. Durante essa jornada muita bala será atirada e sangue será derramado. As cenas de tiroteio são simplesmente espetaculares. Com coreografias perfeitas e complexas, elas transmitem uma grande sensação de caos e tensão. Mas graças ao estilo meticuloso e o esmero visual do diretor, em nenhum momento as cenas são confusas ou irritantemente frenéticas.

O estilo de direção também se faz presente nos diálogos. Mínimos, eles reforçam a características dos personagens.que preferem deixar suas ações falarem por si mesmo. As atuações são sólidas, apesar de que na maior parte das cenas os atores se limitam a poses marrentas. Mas ainda sim podemos ver o talento de cada ator, principalmente na última cena que é absolutamente fantástica. O personagem mais complexo acaba sendo a mulher de Wo. Apesar de Jin (Josie Ho) ser retratada como alguém que não compreende aquele universo masculino, é ela quem traz uma inesperada reviravolta na trama.

Exiled é um presente do diretor para os seu fãs e um bom filme para os principiantes se familiarizarem com os seus temas e estilo de direção. E um filme que reúne Anthony Wong e Francis Ng é garantia de qualidade.

Hong Kong Feelings: 5/5

Título original: 放逐 (Fong Juk)

Diretor: Johnnie To

Elenco: Anthony Wong Chau-Sing, Francis Ng Chun-Yu, Nick Cheung Ka-Fai, Josie Ho Chiu-Yi, Lam Suet, Roy Cheung Yiu-Yeung, Simon Yam Tat-Wah, Richie Jen, Gordon Lam Ka-Tung, Hui Siu-Hung

Nenhum comentário: