14 de novembro de 2011

The God of Cookery (O Deus da Cozinha/1996)

god of cookery Stephen Chow é deus da cozinha e da comédia.

Antes do reconhecimento internacional com Kung Fu Hustle e Shaolin Soccer, The God of Cookery foi o filme que definiu a carreira de Stephen Chow. Todos os elementos do filme já estavam presentes em obras anteriores, mas é a partir deste que a narrativa passa a priorizar a qualidade ao invés da quantidade das cenas de comédia. O desenvolvimento dos personagens também ganha ênfase.

Stephen Chow interpreta com muita naturalidade o seu personagem, um arrogante cozinheiro que apesar de ser chamado de Deus da Cozinha é na verdade uma farsa, produto de puro marketing. Ng Man-Tat, parceiro de Chow em quase todos os filmes, interpreta o empresário que prepara uma armadilha para derrubar Chow de seu pedestal.

Humilhado e sem grana alguma, Chow parte para a sua jornada em busca da redenção. Em seu caminho, ele conhecerá aliados que lhe ajudarão a recuperar o que ele perdeu. E, claro, haverá vários percalços.

O enredo é bem batido, mas o filme consegue potencializar todo o talento de Stephen Chow como ator e comediante. A linguagem corporal, suas caretas e até a entonação de suas falas, Chow arranca gargalhadas atrás de gargalhadas. Os elementos do humor cantonês, mais contidos neste filme, não deixa o público estrangeiro alienado como em outros filmes anteriores.

Ng Man-Tat interpreta seu primeiro vilão da parceria sua com Chow e convence. Karen Mok, a irmã Turkey, e Chow demonstram uma boa química nas cenas de humor.

The God of Cookery é um grande filme, onde drama, comédia, romance se misturam perfeitamente, e ainda temperado com pitadas de fantasia.

Hong Kong feelings: 5/5

Título original: 食神 (Sik San)

Diretor: Stephen Chow Sing-Chi, Lee Lik-Chi

Elenco: Stephen Chow Sing-Chi, Karen Mok Man-Wai, Ng Man-Tat, Vicent Kok Tak-Chiu, Lee Siu-Kei.

Nenhum comentário: