12 de novembro de 2011

Hard Boiled (Fervura Máxima/1992)

hardboiled Yepee-kay-yay motherfucker! Ops, filme errado.

Hard Boiled foi o último filme de John Woo antes de tentar a sorte na terra do Tio Sam (o diretor voltou em 2008 para dirigir o épico chinês Red Cliff). E neste filme de despedida entrega um dos maiores filmes de ação de todos os tempos.

Dividido em três arcos, o filme é minimalista no desenvolvimento dos personagens e em seu enredo, tudo isso para maximizar o tempo destinado para o que realmente interessa, os tiroteios desenfreados. As cenas de ação são bem longas, mas de forma alguma são chatas ou ficam cansativas. Os dois primeiros tiroteios, na casa de chá e no galpão, são épicos, mas são somente aperitivos para a parte final onde os mocinhos e bandidos se digladiam em um hospital por exatos 46 minutos de ação ininterrupta da mais pura epicidade. As coreografias, elaboradas ou improvisadas, garantem cenas de grande impacto visual, realçados pelos efeitos de câmera lenta (invenção de John Woo!).

Apesar do pouco tempo destinado para os personagens, os atores entregam boas atuações. Chow Yun Fat, maior astro de Hong Kong na época, interpreta o marrento policial Tequila que quebra todas as leis e está nem aí. Tony Leung é um assassino da tríade, cujos conflitos morais tornam o personagem bastante denso mas sem se destoar no filme. Antagonista de Tequila, Tony Leung entrega uma atuação tão carismática quanto de Chow Yun Fat. Anthony Wong interpreta Johnny, chefe de uma tríade e o cara mal do filme. Wong é o que tem o menor tempo de cena, mas também faz um bom trabalho. O papel feminino neste tipo de filme coube a Teresa Mo, que interpreta a superiora de Tequila e serve somente como interesse amoroso.

O enredo é direto e simplório, mas é perfeito para o filme. O parceiro de Tequila morre no primeiro tiroteio numa operação policial malfada, e o policial fará de tudo para saciar sua sede de vingança.

Hard Boiled é uma verdadeira aula de como fazer filme de ação. Ainda está para ser feito uma cena de ação que seja capaz de superar o icônico tiroteio no hospital. Neste filme, quantidade é sinônimo de qualidade.

Hong Kong feelings: 5/5

Título original: 辣手神探 (Lat sau san taam)

Diretor: John Woo

Elenco: Chow Yun-Fat, Tony Leung Chiu-Wai, Anthony Wong Chau-Sang, Teresa Mo Sun-Kwan, Philip Chan Yan-Kin.

Nenhum comentário: