25 de julho de 2014

2046 (2046–Os Segredos do Amor/2004)

2046 Faye Wong interpreta uma androide que sente as emoções com atraso.

Extasiado com o sucesso de In the Mood for Love, Wong Kar-Wai retorna aquele universo construído pelo amor não consumado de dois amantes. O diretor extrapola diversas ideias trabalhadas no filme ganhador da Palma de Ouro e outras que ficaram de fora. O visual do filme remete a uma nostálgica Hong Kong da década de 1960, com o mesmo esmero cinematográfico da obra original.

2046 é uma continuação direta, porém oblíqua, de In the Mood for Love. O personagem principal é o Mr. Chow, interpretado novamente pelo fabuloso Tony Leung. 2046 é o número do quarto do hotel em In the Mood for Love, onde os amantes Mr. Chow e Mrs. Chan se encontravam para escrever as novelas, porém neste filme é o trem expresso que leva as pessoas ao distante ano de 2046 onde o passageiro pode encontrar suas memórias perdidas mas sem jamais poder retornar ao presente.

Acompanhamos a relação amorosa de Mr. Chow com quatro mulheres, enquanto tentamos entender por que o personagem se transformou em um mulherengo que se perde em suas memórias e no tempo tentando revisitar o amor perfeito que nunca se concretizou. Wong Kar-Wai explora seus tradicionais temas sobre o amor, mas dessa vez flerta com o gênero da ficção científica. A belíssima trilha sonora transita entre músicas da década de 60 e composições que remetem a Blade Runner. Porém, o resultado final é um filme saturado demais pelos inúmeros romances infrutíferos, e pelas mais variadas referências à cultura pop e históricas.

O grande destaque do filme é o reencontro entre Faye Wong e Wong Kar-Wai. Em seu primeiro papel, como a garçonete de uma lanchonete, a atriz havia arrebatado o coração com sua eletrizante atuação. De lá para cá, sua carreira de atriz foi pontuada por poucos papéis, mas mesmo assim a sua química com Tony Leung se manteve intacta. Já Zhang Ziyi entrega a sua melhor atuação desde que despontou em Hidden Dragon, Crouching Tiger (2000). A sua personagem é dotado de personalidade forte o suficiente para aceitar que está sendo usada por Mr. Chow, pois a recíproca é igualmente verdadeira. Por fim, nesse hall de personagens femininas temos uma misteriosa mulher de preto interpretado pela estonteante Gong Li que fará com que Chow resgate memórias de um passado borrado e indistinto.

A narrativa fragmentada dificulta o entendimento das diversas histórias que não necessariamente obedecem uma ordem cronológica, o que exige futuras revisitas ao filme para compreender suas diversas passagens e nuances. No entanto, a experiência de revisitar aqueles personagens não é tão recompensadora. Se em In the Mood for Love Wong Kar Wai oferecia uma dose agridoce do amor, em 2046 a dose é amarga.

Hong Kong Feelings: 3,5/5

Título Original: 2046

Diretor: Wong Kar-Wai

Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Gong Li, Takuya Kimura, Faye Wong, Zhang Ziyi, Carina Lau Ka-Ling, Chang Chen, Wang Sum, Siu Ping-Lam, Maggie Cheung Man-Yuk, Thongchai McIntyre, Dong Jie, Miao Feilin, Farini Chang, Berg Ng Ting-Yip

Nenhum comentário: