15 de junho de 2014

Metade Fumaça (1999)

metadefumaça Eric Tsang e Nicholas Tse andam por Hong Kong com um piano roubado.

Depois de um exílio de 30 anos no Brasil, o temível Mountain Lion retorna à Hong Kong em busca de vingança e de sua amada. Ele recruta o jovem Smokey na busca de seu nêmeses Nine Dragons para um acerto de contas final.

Metade Fumaça são diversas histórias que se entrelaçam entre os dois personagens principais. Smokey (Nicholas Tse) é zé ninguém que tenta guiar Mountain Lion (Eric Tsang) em uma Hong Kong contemporânea. Ele mesmo tem suas preocupações como ajudar a mãe (Elaine Kam) a encontrar o seu pai, lidar com uma namorada instável (Jo Kuk) e seu amor platônico por uma jovem policial (Kelly Chan).

O que une os personagens de Eric Tsang e Nicholas Tse é o que partilham em comum: a ilusão do amor. Há um sentimento de irmandade pois ambos são membros da tríade, ou pensam ser, por viverem nesse mundo. Eric Tsang oferece uma das melhores atuações de sua carreira. Seu personagem é instigante, pelo seu passado obscuro e pela senilidade no presente. A fragilidade da memória de Mountain Lion é o fio condutor da história, a medida que ele tenta se lembrar da amada (Shu Qi) com quem lutou contra Nine Dragons à trinta anos atrás, mas acabou perdendo.

Nicholas Tse demostrava ser um ator de muito potencial, ao interpretar o ingênuo Smokey. A atuação de Terence Yin é totalmente inspirada em Michael Wong ao misturar frases em inglês e cantonês, o que é péssimo pois a qualidade da atuação é tão ruim quanto a do último. Há aparições de diversos atores consagrados que elevam a qualidade do filme como Anthony Wong. A personagem de Sandra Ng, Third Sister, é uma pequena paródia a sua personagem Thirteen Sister em Young and Dangerous. Sam Lee e Stephen Fung aparecem em uma das melhores cenas do filme como as versões mais jovens de Nine Dragons e Mountain Lion.

Às referências à cultura brasileira são um pouco decepcionantes, principalmente na trilha sonora com músicas estrangeiras inspiradas no MPB, ao invés de ir na fonte inspiradora. Apesar disso, a tentativa de Eric Tsang de falar alguns palavrões brasileiros é estupidamente hilário.

Metade Fumaça é um filme leve, sem muitas ambições. Porém consegue ser uma pequena gema com seus personagens interessantes e singelos. O segundo filme do diretor Riley Yip não é um típico filme de tríade que aprendemos a amar com diretores renomados como John Woo e Ringo Lam. Metade Fumaça está mais para um filme de Wong Kar-Wai, sem o mesmo apuro artístico. Ainda sim o mais interessante é acompanhar jornada de Mountain Lion e Smokey do que os seus destinos.

Hong Kong feelings: 3,5/5

Título Original: 半支煙 (Buun Zhe Yin)

Diretor: Riley Yip Kam-Hung

Elenco: Eric Tsang Chi-Wai, Nicholas Tse Ting-Fung, Shu Qi, Kelly Chan Wai-Lam, Jo Koo, Sandra Ng Kwun-Yu,Elaine Kam Yin-Ling, Anthony Wong Chau-Sang, Stephen Fung Tak-Lun,Sam Lee Chan-Sam, Terence Yin(Wan Chi-Wai), Wan Yeung-Ming,Michael Chan Wai-Man, Vincent Kok Tak-Chiu, Cheung Tat-Ming, Stephen Tung Wai, Tony Ho Wah-Chiu, Lam Chi-Sin

Nenhum comentário: