29 de abril de 2015

One-Armed Swordsman (Espadachim de um Braço/1967)

onearmedswordmanO Espadachim de um braço (Jimmy Wang) enfrenta seus inimigos.
Assim como o espadachim cego Zaitochi foi um marco no cinema japonês, o Espadachim de um Braço marcou profundamente o cinema de Hong Kong. Produzido pelo estúdo Shaw Brothers Studio, o filme foi o primeiro de um novo estilo de se contar histórias wuxia com anti-heróis como protagonistas, e violentos e sangrentos duelos de espadas. Sucesso de público, One-Armed Swordsman foi o primeiro filme de Hong Kong a arrecadar mais de HK$ 1  milhão com bilheteria local, impulsionando Jimmy Wang ao estrelato.
O gênero de artes marciais é o mais prolífico gênero do cinema asiático, recheado de personagens marcantes que superam os limites humanos. Um sub-gênero bastante popular é o wuxia (武侠) que mistura artes marciais, fantasia e romance de época. Em tradução literal wuxia significa herói marcial. O universo onde se habita esses personagens é chamado de jianghu (江湖; literalmente rios e lagos). Nesse mundo, os artistas marciais que seguem caminho do xia (侠 em tradução literal: heróico, honrado, fidalgo) buscam corrigir atos errados, lutar pela justiça, derrotar opressores ou buscar redenção por erros do passado.
É neste caminho que Fang Kang (Jimmy Wang) mergulha após perder seu braço em um duelo sem armas com Pei-Er, a filha mimada de seu mestre. Após esse incidente, ele decide abandonar a Academia da Espada Dourada. Porém com o ferimento aberto, ele perde sangue e ao atravessar uma ponte cai no rio. Para a sorte de Kang, ele caiu na barca da bela Hsiao Man (Chiao Chiao) que atravessava o rio naquele exato momento. Sob os cuidados de Hsiao Man, Fang Kang descobre um manual de uma arte marcial secreta que o faz tornar um imbatível espadachim mesmo com apenas um braço.
Claro que por ser um filme da década de 1970, a ambientação possui diversas limtações com a maioria dos cenários internos e externos sendo feitos dentro de estúdio com bastante isopor e madeira. Apesar disso, é inegável a qualidade técnica da obra. Essas limitações são compensadas pela rica trama de One-Armed Swordsman que adiciona diversas camadas de complexidade ao personagem principal. Este é um filme sobre o perdão, lealdade e maturidade, embora recheado de sangrentas cenas de lutas de espadas. Apesar de Jimmy Wang não ser um artista marcial como Bruce Lee ou Jet Li, o diretor Chang Cheh foi um gênio ao faze-lo parecer intimidante e hábil com a espada.
O personagem badass de Jimmy Wang é tão icônico quanto o personagem de Clint Eastwood nos filmes de Sergio Leone. Ambos são movidos por um código de ética e chutam bundas de seus adversários sem piedade. O segundo não obteve reconhecimento imediato, principalmente pelo gênero western nunca ter sido popular nos EUA. Porém a trágica história de superação do espadachim sem um braço que aprende a ser um exímio lutador de artes marciais compele a todos os amantes do gênero de artes marciais.
Hong Kong Feelings: 4,5/5
Título original: 獨臂刀 (Duk Bei Dou)
Diretor: Chang Cheh
Elenco: Jimmy Wang Yu, Pan Yin-Tze, Chiao Chiao, Wong Chung-Shun, Tin Fung, Guk Fung,Lau Kar-Leung, Yeung Chi-Hing, Tong Gaai, Yen Shi-Kwan, Yuen Cheung-Yan, Yuen Woo-Ping

Nenhum comentário: