17 de fevereiro de 2013

School on Fire (Escola em Chamas/1988)

SchoolonFire

School on Fire é o terceiro filme da série “on Fire”. Ringo Lam dirige este melodrama ambientado numa escola de ensino médio do subúrbio de Hong Kong. Uma colegial testemunhou um acerto de contas da tríade. Incentivado pelo seu professor e pressionado pela polícia, ela depõe sobre o incidente para a fúria do chefe da tríade.

O diretor constrói uma história intensa e absurdamente depressiva. Depois de testemunhar, Chu Yuen-Fong (Fennie Yuen) passa a ser ameaçada por Brother Smart. Ele a obriga pagar HK$30.000,00 como compensação pelos custos legais para livrar os comparsas presos por conta de seu testemunho. A partir daí ocorre uma série de eventos que desemboca em um final cheio de violência e sangue. As situações são um tanto quanto exageradas porém são contrabalanceadas por uma ambientação  realista.

Além da trama principal, existem outras subtramas, que se entrelaçam com a principal, ajudando a enriquecer o filme. Inspetor Hoi (Ching-Ying Lam) tem consciência da impotência da polícia em combater a tríade, pois esta se instala onde exatamente existe um vácuo das instituições. No entanto, ao invés de se corromper, Hoi tenta executar a lei até onde o seu poder lhe permite. Já Professor Wan (Damian Lau) também sofre com a influência negativa da tríade na escola. Apesar de ser a bússola moral, Wan se sente impotente diante de um sistema quebrado. O pior é seu sentimento de fracasso ao ser incapaz de inspirar seus alunos, incluíndo Chu Yuen-Fong, a serem cidadãos de bem.

Apesar de Ringo Lam escalar um elenco pouco estelar, as atuações são muito boas. Fennie Yuen demostra talento ao encarnar a protagonista do filme, porém em diversos momentos faltou-lhe intensidade para que pudesse transformar Chu Yuen-Fong em uma personagem marcante. Roy Cheung parece ter sido elegido pelo diretor para interpretar antagonistas. Dessa vez ele é um jovem chefe de tríade que é um verdadeiro filho da puta. Mas fica claro que se ele não fosse assim, perderia o respeito de seus subordinados.

O filme tem uma trama muito boa, mas peca pela falta de personagens marcantes. Os vários personagens são interessantes, mas a falta de foco prejudica o desenvolvimento deles. O maior prejudicado é a protagonista Chu Yune-Fong, pela dificuldade de se engajar emocionalmente com a personagem. Ainda sim, Ringo Lam consegue ser envolvente prendendo a atenção do expectador até o violento final.

Hong Kong feelings: 3,5/5

Título Original: 學校風雲 (Hok haau fung wan)

Diretor: Ringo Lam Ling-Tung

Elenco: Fennie Yuen Kit-Ying, Roy Cheung Yiu-Yeung, Damian Lau Chung-Yun, Lam Ching-Ying, Sara Lee Lai-Yui, Tommy Wong Kwong-Leung, Ho Ka-Kui, Ng Chi-Hung, Amanda Lee Wai-Man.

Nenhum comentário: