11 de fevereiro de 2013

Bullet in the Head (Bala na Cabeça/1990)

bulletinthehead Amigos ou Inimigos? Waise Lee (esq.), Jacky Cheung (centro) e Tony Leung (dir.)

John Woo foi responsável pela criação e popularização do gênero Heroic Bloodshed (em tradução livre derramamento de sangue heróico). Seus filmes, como A Better Tomorrow e The Killer, o transformaram em um dos diretores de ação mais cultuados do mundo. Porém, em Bullet in the Head o diretor subverte completamente o genêro.

Ainda temos uma aula de como filmar cenas de ação com direito a muitas explosões e muito sangue derramado. A princípio, o trio de personagens são movidos pela amizade. Mas os laços de amizade serão testados assim que os personagens chegam à um Vietnã imerso na violenta guerra civil. A visão de John Woo sobre a Guerra do Vietnã é nada menos que brutal. O diretor não poupa ninguém. Inclusive, Woo ainda acha espaço para criticar o governo chinês em uma cena onde um jovem para diante de um tanque em clara alusão a cena de um jovem solitário parando uma fileira de tanques na Praça da Paz Celestial.

A história começa em Hong Kong, onde conhecemos Ben (Tony Leung), Frank (Jacky Cheung) e Paul (Waise Lee). Três amigos inseparáveis que moram no subúrbio da cidade. Porém depois de um assassinato, Ben passa a ser procurado pela lei. O trio decidem ir para o Vietnã lucrar com a guerra através do contrabando e de outras atividades ilegais com o sonho de um dia voltar a Hong Kong. A primeira parte do filme é fraca, por problemas narrativos ela é mais longa do que deveria ser. O diretor não consegue ser tão efetivo em estabelecer os personagens como em The Killer, por exemplo.

John Woo sempre teve problema em manter as emoções em tom comedido. Porém neste filme, as atuações exageradas se encaixam perfeitamente com o desespero e loucura de uma guerra. Até mesmo a atuação do mediano Jacky Cheung é estupenda. O personagem passional e até certo ponto ingênuo se encaixa como uma luva. Já Waise Lee é um ator completamente oposto, pois possuí muito menos expressividade, encarna perfeitamente Paul, que é alguém que coloca sua ambição acima de tudo. Outro que tem uma atuação fenomenal é Tony Leung. Assim como seu personagem, sua atuação é um ponto de equilíbrio do filme.

Inicialmente o roteiro que deu base ao Bullet in the Head seria usado em A Better Tomorrow III. No entanto, uma briga entre o diretor e o produtor, por conta de divergências criativas, fez com que John Woo abandonasse a franquia e aproveitasse o seu roteiro para filmar Bullet in the Head. O personagem de Simon Yam seria interpretado por Chow Yun-Fat, mas foi uma perda mínima. Como Luke, Simon Yam consegue ser tão carismático quanto Chow Yun-Fat.

O filme é longe de ser perfeito, pois demora para engrenar. Porém uma vez embalado, o filme oprime o expectador com os personagens em meio a guerra lutando para sobreviver.  Sem misericórdia, somos esmagados por um sentimento de angústia e com o desenrolar do filme o sentimento somente se intensifica. Além disso em momento algum Woo nos oferece um esperança, como forma de alívio. Até mesmo, os pombos, um símbolo recorrente em quase todos os filmes de Woo, está ausente em Bullet in the Head. Para os que procuram heroísmo, John Woo nos mostra que em uma guerra o buraco é mais embaixo.

Hong Kong feelings: 4,5/5

Título original: 喋血街頭 (Die xue jie tou)

Diretor: John Woo

Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Jacky Cheung Hok-Yau, Waise Lee Chi-Hung, Simon Yam Tat-Wah, Fennie Yuen Kit-Ying, Yolinda Yan Chor-Sin, Lam Chung, Chang Gan-Wing, Leung Biu-Ching, Bau Hei-Jing, John Woo

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