2 de março de 2014

Born to be King (Jovens e Perigosos 6/2000)

borntobekings Hail to the kings!

Young and Dangerous se tornou um fenômeno da cultura pop local. Todos os filmes da série foram sucesso de bilheteria, o que rendeu no total seis filmes e quatro spin-offs ao longo de quatro anos. Born to be King foi produzido com o desafio de trazer um final satisfatório para a série Young and Dangerous.

Filmes como A Better Tomorrow, de John Woo, e City on Fire, de Ringo Lam, transformaram os filmes de tríade no gênero mais importante da indústria na década de 80. No início da década de 90, houve uma saturação do gênero devido ao excesso de filmes de baixa qualidade lançados. A ascenção de Stephen Chow como o rei da comédia também colaborou para o seu declínio.

Apesar de estar a anos-luz dos filmes de John Woo, os filmes foram produzidos com o objetivo de serem entretenimento puro para uma audiência mais jovem. Porém Young and Dangerous foi responsável por popularizar esse gênero em decadência. Mais do que isso transformou duas jovens estrelas em mega astros.

Ekin Cheng e Jordan Chan se transformaram em queridinhos pela mídia de Hong Kong. A parceria entre os dois sempre foi o ponto alto de Young and dangerous. E neste sexto filme não é diferente. Chicken foi planejado para ser somente um personagem coadjuvante. Porém a popularidade do personagem foi tamanha que a cada filme, ele ganhava mais em importância.

Neste filme, a história é claramente focada no personagem de Jordan Chan. Chicken é nomeado para ser líder da Sociedade San Suen em Taiwan, porém existe uma rejeição por conta de seus laços com a Sociedade Hung Hing, que tem Ho-Nam como seu novo líder. No meio de tudo isso, Chicken e Ho-Nam acabam sendo envolvidos nas disputas internas de uma Yakuza. Roy Cheung retorna para interpretar mais uma vez um vilão, dessa vez interpreta o braço direito do clã Yamada.

Born to be King se esforça em ser um filme de tríade, com uma história intrincada sobre disputa de poder entre as máfias orientais. O filme claramente tenta ser um filme de tríades, investido menos no melodrama e mais nos personagens. No fim cumpre com seu papel de ser um filme pipoca.  Sendo o último filme da série, Born to be King encerra satisfatoriamente as aventuras de Ho-Nam e Chicken. E de quebra consegue ser o melhor filme da série.

Hong Kong feelings: 4/5

Título original: 勝者為王 (Sheng Zhe Wei Wang)

Diretor: Andrew Lau Wai-Keung

Elenco: Ekin Cheng Yi-Kin, Jordan Chan Siu-Chun, Shu Qi, Gigi Lai, Sonny Chiba, Peter Ho Yun-Tung Jerry Lamb Hiu-Fung, Chin Kar-Lok, Jason Chu Wing-Tong, Michael Tse Tin-Wah, Roy Cheung Yiu-Yeung, Sandra Ng Kwun-Yu, Wan Yeung-Ming, Blacky Ko Sau-Leung, Spencer Lam Seung-Yi, Chan Chung-Yung, King Shih-Chieh, Anya, Alex Man Chi-Leung.

Nenhum comentário: