11 de outubro de 2012

City on Fire (Perigo Extremo/1987)

image Danny Lee (esquerda) e Chow Yun-Fat (direita): amigos ou inimigos?

A parceria entre Chow Yun-Fat e John Woo foi uma das mais vitoriosas do cinema de Hong Kong. Mas outro diretor que teve um papel importante na carreira do ator foi certamente Ringo Lam. Em City on Fire, o diretor preferiu investir no drama, com poucas cenas de tiro e nenhuma chegando perto do nível técnico estabelecido por John Woo.

Neste filme, Chow Yun-Fat é o policial Ko Chow que age infiltrado no submundo do crime. O filme explora o conflito moral de Ko, pois este sabe que a qualquer momento terá que prender aqueles com quem construiu laços de lealdade. Apesar de Ko Chow estar cansado dessa vida dupla, Inspetor Lau (Sun Yueh) sempre insiste em um último trabalho. Além disso sua namorada Hung (Carrie Ng) lhe dá um ultimato. Para a angústia de Ko, ele acaba sempre aceitado colocar o chamado do dever acima de sua felicidade.

Eventualmente Ko Chow se torna amigo de Fu, um ladrão de joalherias, interpretado por Danny Lee. Ambos tem bastante características em comum, aliado à atuação carismática de seus respectivos atores, o que torna o destino dessa amizade bastante trágica.  Ao mesmo tempo, o policial infiltrado tem sob seu encalço um detetive novato e extremamente ambicioso interpretado por Roy Cheung que quer ocupar a posição do Inspetor Lau. A tensão é muito bem construída até o seu clímax, onde Ko deverá fazer sua derradeira escolha entre lealdade e justiça.

Ringo Lam consegue explorar toda a versatilidade de Chow Yun-Fat. Ao lidar com cada vez mais dilemas, o seu personagem vai se tornando mais angustiado. Nos simpatizamos com Ko ainda mais quando Chow transmite um fio de esperança nos momentos que o personagem se permite descontrair por um breve momento antes que a sua vida de policial infiltrado caia como um martelo em sua cabeça.

Para quem já viu Cães de Aluguel, dentre as milhares de referências que o filme de Tarantino faz algumas são em relação à City on Fire. Por exemplo, os eventos após um desastrado assalto à uma joalheria. O próprio diretor estadunidense é um fã assumido deste filme.

City on Fire investe em uma trama rica com diversos choques de interesses entre os vários personagens. Esses diversos personagens, inclusive os secundários, são bens desenvolvidos. Chow Yun-Fat e Danny Lee oferecem sólidas atuações, mesmo não sendo suas melhores. Outro que está acima da média é o subestimado e versátil Roy Cheung que transforma o seu detetive em um personagem extremamente detestável. Com poucos defeitos, City on Fire é um dos melhores filmes de Ringo Lam. Uma pena que o diretor tenha cruzado o Pacífico para ser diretor de Jean Claude Van Damme em filmes, na sua maioria, lançados diretos para o mercado de DVD.

Hong Kong feelings: 4/5

Título orignal: 龍虎風雲 (Lung Fu Fong Wan)

Diretor: Ringo Lam Ling-Tung

Elenco: Chow Yun-Fat, Danny Lee Sau Yin, Roy Cheung Yiu-Yeung, Sun Yueh, Carrie Ng Kai-Lai, Ho Ka-Hui, Tsui Kam-Kong, Lau Kong, Parkman Wong Pak-Man, Tommy Wong Kwong-Leung, Maria Cordero.

Nenhum comentário: