10 de março de 2013

Zu: Warriors from Mountain Magic (Zu: Guerreiros da Montanha Mágica/1983)

zu O monge sendo exorcizado pela Condessa.

Baseado na obra de  Lee Sau-Man, Zu: Warriors from Mountain Magic foi produzido por Raymond Chow e dirigido por Tsui Hark. Situado no século V, o oeste da China é assolado por recorrentes guerras civis. Neste mundo fantasioso, guerreiros são capazes de façanhas inacreditáveis. Raymond e Tsui tiveram a proeza de adaptar 50 volumes em frenéticos 110 minutos.

Sem perder tempo, somos apresentados ao personagem principal. Ti Ming Chi (Yuen Biao) é um batedor do exército azul. Porém em meio ao caos da batalha, fugindo de seus perseguidores Ti chega até a Montanha Mágica Zu. Lá ele conhece Ting-Yin (Adam Cheng), um exímio espadachim capaz de controlar sua espada com a força de sua mente. Ti tenta convencer Ting a ser seu mestre e se junta a busca por duas lendárias espadas gêmeas capazes de destruir um demônio sanguinário. Mas antes eles conhecem o monge budista Hsiao Yu (Damian Lau) e seu discípulo Yi Chen (Mang Hoi).

Tudo isso acontece na primeira hora de filme. O desenvolvimento da trama é rápido demais, porém Tsui Hark contrabalanceia com uma história rasa de forma que o desenrolar das cenas em momento algum é confuso. Diversos personagens parecem ter sido jogados a esmo, sem muita lógica dentro da trama. Apesar dos problemas, Tsui Hark consegue contorná-los razoavelmente bem. Mesmo diante da falta de uma boa contextualização do passado dos personagens, Hark consegue fazer com que nos importemos pelo destino de cada um. Porém isso gera mais problemas.

Falta mais carisma ao personagem principal. Ti consegue ser o menos interessante. Para um zero a esquerda, seu personagem pouco evoluí, a não ser no final. Por ser um estranho nesse mundo repleto de guerreiros com superpoderes, sua relação com os outros personagens é de total inferioridade. Os diversos personagens que aparecem pouco interagem com o personagem principal. Se por um lado isso é ruim, por outro lado algumas dessas interações são bem divertidas. O monge Hsiao nutre um sentimento de rivalidade em relação Ting, mesmo que o mais racional fosse juntar forças contra o inimigo em comum. Outra relação interessante é o romance entre Ting e a Condessa (Brigitte Lin). Porém fica faltando o  passado deles para entender melhor as atitudes de cada um.

Zu: Warriors from the Magic Mountain foi um filme que marcou época. Apesar da dificuldade em adaptar uma história tão complexa, Tsui Hark consegue entregar um filme que diverte. Os efeitos especiais são datados, mas muito bem utilizados. A falta de uma boa história é parcialmente compensada pela bela ambientação. Ainda por cima o filme tem no elenco Sammo Hung interpretando mestre ancião Cheng Mei. Uma pena que Sammo ficou de fora de quase todas as cenas de luta do filme.

Hong Kong feelings: 3/5

Título original:蜀山 - 新蜀山劍俠 (Shu Shan - Xin Shu Shan Jian Ke)

Diretor: Tsui Hark

Elenco:Yuen Biao, Adam Cheng Siu-Chow,Brigitte Lin Ching-Hsia, Damian Lau Chung-Yun, Sammo Hung Kam-Bo, Randy Man, Judy Ong, Moon Lee Choi-Fung, Tsui Siu-Keung, Mang Hoi, Dick Wei, Chung Fat, Fung Hak-On.

Nenhum comentário: