1 de março de 2013

Election 2 (Eleição 2–A tríade/2006)

election2 Deja vù? Gordon Lam (esq.) e Simon Yam (dir.) em uma tarde de pescaria.

Dois anos se passaram desde os eventos do primeiro filme, é época de nova eleição na tríade Sociedade Wo Sing. A tríade continua em seu processo de renovação, além de expandir seus negócios na China comunista. Novamente as tradições serão questionadas, mas dessa vez sem encenações dos cultos.

Simon Yam volta a interpretar Lok. Dessa vez a ganância lhe sobe a cabeça, e ele teima em largar o osso. Lok fará de tudo para quebrar a tradição e conseguir um segundo mandato. No primeiro filme, o embate entre Lok e Big D era formidável, pois ambos tinham personalidades contrastantes. Dessa vez Jimmy é o grande favorito de Uncle Teng (Wong Ting Lam). O personagem de Louis Koo ganha em importância nessa sequência sendo o principal personagem da história. Porém com dois personagens com características similares, a rivalidade entre Lok e Jimmy não chegue nem perto do antagonismo entre Lok e Big D.

Apesar dessa ser a trama principal, a subtrama envolvendo Jimmy e as autoridades da China continental acaba sendo a mais interessante. Apesar de um primeiro momento não se mostrar interessado no cargo de presidente da tríade, Jimmy muda de ideia depois que o Chefe da Unidade de Segurança Chinesa (You Yong) veta suas operações de venda de filmes pornôs dentro do território comunista. Porém, caso Jimmy se torne presidente da Sociedade Wo Sing, ele poderia negociar um acordo para voltar a operar lá.

Diversos personagens secundários retomam, como Big Head (Lam Suet) e Brother Kun (Gordon Lam). Porém nesta sequência são meros figurantes, sem relevância alguma na história do filme. Jet (Nick Cheung) é outro personagem que nada acrescenta nesse filme. Dentre alguns personagens novos, o mais interessante é ambíguo Chefe da Unidade de Segurança Chinesa. Apesar das breves cenas, sua atuação convence a todos de sua autoridade sendo alguém que detêm um poder maior do que a Sociedade Wo Sing.

Johnny To tenta retratar o papel das tríades na sociedade atual. Em Election 2, fica evidente que seu poder e influência são somente uma sombra pálida se comparado com outrora. A história tinha bastante potencial, porém o desenrolar da trama é num ritmo irritantemente lento com algumas situações que parecem ser forçadas. Para quem curtiu o primeiro filme, ainda é possível apreciar a trama desta sequência. Porém, em vários aspectos o filme decepciona.

Hong Kong feelings: 3/5

Título original: 黑社會2 以和為貴 (Hak Se Wui 2 Yi Wo Wai Kwai)

Diretor: Johnnie To Kei-Fung

Elenco: Louis Koo Tin-Lok, Simon Yam Tat-Wah, Wong Tin-Lam, You Yong, Lam Suet, Eddie Cheung Siu-Fai, Nick Cheung Ka-Fai, Gordon Lam Ka-Tung, Mark Cheng Ho-Nam,Andy On Chi-Kit, Tam Ping-Man.

Nenhum comentário: