31 de janeiro de 2014

Young and Dangerous 5 (Jovens e Perigosos 5/1998)

YND5 Ekin Cheng (esq.) e Danny Lee (dir.) discutem negócios

Young and Dangerous 5 entrou em cartaz em meio as comemorações do Festival Lunar, que comemora a passagem do ano no calendário chinês. A produção do filme foi feito às pressas o que traz diversos problemas ao filme, cuja fórmula já está desgastada pelas inúmeras sequências.

O primeiro problema reside no vilão. Dessa vez Ho-Nam deverá enfrentar seu xará Setzo Ho-Nam (Mark Cheng) da odiada fação rival Sociedade Tung Sing. Apesar da abordagem diferente, com um vilão mais metódico e menos alegórico, o resultado acaba desapontando uma vez que o grande trunfo da série estava em seus vilões cartunescos e megalomaníacos.

Para compensar a fraca história, o roteiro usa dois interessantes personagens que surgiram no filme Young and Dangerous: The Prequel. Big Head é apresentando como um ex-membro da tríade Hung Hing. Ao invés de Daniel Wu, o personagem é interpretado por um competente Chin Kar-Lok. A primeira namorada de Ho-Nam também aparece, em ambos os filmes ela é interpretada pela Shu Qi.

De personagens novos podemos destacar a presença de Danny Lee como um detetive que possui métodos poucos ortodoxos e que se torna um importante aliado de Ho-Nam. Certamente a adição de Danny Lee é muito bem vinda, pois seu ambíguo detetive acaba sendo o grande ponto positivo do filme. Porém o que realmente mais impacta no filme é ausência de Jordan Chan como Chicken, devido à conflitos de agenda. Eki Cheng faz um bom trabalho de carregar o filme sozinho, porém o problema reside na falta de carisma dos personagens de suporte para suprir a ausência de Chicken.

Certamente, o filme é capaz de entreter os fãs da franquia. Porém, o filme mostra falta de inspiração tendo que se apoiar na excelente prequência. Muita da história de Young and Dangerous 5 requer ter assistido Young and Dangerous: The Prequel, principalmente para entender quem é Big Head, uma vez que este acaba se tornando o braço direito de Ho-Nam no último terço do longa. Apesar dos problemas, a popularidade da série em nada impactou.

Hong Kong feelings: 3/5

Título original: 98古惑仔之龍爭虎鬥 (98 Goo Waak Chai Ji Lung Chang Foo Dau)

Diretor: Andrew Lau Wai-Keung

Elenco: Ekin Cheng Yee-Kin, Shu Qi, Mark Cheng Ho-Nam, Danny Lee Sau-Yin,Chin Kar-Lok, Paul Chun Pui, Jerry Lamb Hiu-Fung, Jason Chu Wing-Tong,Sandra Ng Kwun-Yu, Wan Yeung-Ming,Alex Man Chi-Leung, Ng Chi-Hung, Law Lan, Lee Siu-Kei, Anthony Wong Chau-Sang, Wong Tin-Lam, Wong Chi-Yeung,Billy Chow Bei-Lei, Simon Lui Yu-Yeung,Kwan Hoi-San, Ronald Wong Ban

Nenhum comentário: