24 de junho de 2012

Way of the Dragon (O voô do Dragão/1972)

voododragao O resultado dessa luta é bem óbvio.

Bruce Lee versus Chuck Norris. Como seria essa batalha de dois titãs das artes marciais? Certamente seria uma batalha de proporções épicas. E se o palco fosse o Coliseu? A luta do século no palco perfeito. O melhor disso tudo? Essa luta aconteceu em Way of the Dragon.

O filme também representa vários marcos na carreira do lendário ator. A primeira é a estreia dele como diretor. A segunda é o papel diferente do que ele vinha interpretando nos filmes anteriores. Em Way of the Dragon, Bruce Lee continua chutando bundas, mas entre umas porradas e outras ele faz piadas e gracejos. Apesar dos elementos cômicos funcionarem muito bem, o filme essencialmente é de artes marciais. As cenas de lutas são de um apuro técnico incrível, bem coreografadas e que mostram todo o talento de Lee.

Mas como a ação pode ocorrer em Roma, uma cidade distante de Hong Kong? Pois Bruce Lee estrela Tang Lung, um caipira que por capricho do destino foi parar em Roma para ajudar seus primos nos negócios do restaurante. Porém chegando lá ele se depara com um grupo de bandidos que constantemente assaltam o restaurante. Tang, obviamente, acaba despertando a ira da máfia. O chefão do sindicato decide contratar os melhores lutadores de artes marciais do Japão e da Europa para destruir Tang. Ao final resolvem apelar para Colt, o heptacampeão americano de karatê. Para quem não associou o estilo de luta e a nacionalidade, Colt é interpretado por Chuck Norris!

As lutas são fantástica, com o embate entre Bruce Lee e Chuck Norris sendo a cereja do bolo. E a luta final ainda tem espaço para uma de suas famosas citações: “Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu”. Só um grande mestre como ele seria capaz de misturar filosofia com humor escatológico.

Hong Kong Feelings: 4/5

Título original: 猛龍過江 (Meng long guo jiang)

Diretor: Bruce Lee Siu-Lung

Elenco: Bruce Lee Siu-Lung, Nora Miao, Chuck Norris, Bob Wall, Whang Ing-Sik, John Benn, Unicorn Chan, Wei Ping-Ao.

Nenhum comentário: