19 de setembro de 2011

Infernal Affairs (Conflitos Internos/2002)

Infernalaffairs   Ming (Andy Lau) e Yang (Tony Leung) conversam no topo de um arranha-céu.

Sem dúvida alguma Infernal Affairs foi o filme de maior sucesso de público e crítica em Hong Kong na década passada. Inclusive Hollywood fez um remake, ‘Os Infiltrados’, dirigido por um tal de Martin Scorsese. O filme gerou duas sequências lançadas em 2003.

A história é sobre dois espiões, um infiltrado na polícia de Hong Kong e outro na tríade, equivalente à máfia italiana. A partir de uma frustrada operação, tanto a tríade quanto a polícia descobrem que existem espiões em suas fileiras. Porém, num gênero tão extensivamente explorado, Infernal Affairs consegue se destacar pois o seu enredo investe no drama de seus dois personagens principais.

Já no primeiro ato, sabemos quem são os infiltrados de cada lado. Mas isso não diminui nem um pouco a tensão, muito menos o enredo fica óbvio. O enredo coloca os dois personagens diametralmente opostos, explorando perfeitamente o inferno da vida de dupla de cada um.

Yang é um cadete que foi expulso da academia pois sua família têm conexões com a tríade. Apesar disso, ele é candidato perfeito para ser o espião da polícia. Tony Leung interpreta Yang com grande intensidade. O ator é um dos mais talentosos do cinema de Hong Kong, ele possui um dom incrível de expressar diferentes emoções somente com o olhar. É visível a angústia cada vez maior no personagem, com a linha que separa entre o bandido e policial cada vez mais tênue. Tony Leung consegue transmitir toda a instabilidade emocional que Yang carrega.

Já Ming aparentemente tem uma vida muito mais tranquila em relação a Yang. Desde a academia, mostra-se ser um policial talentoso. Ainda sim, o personagem tem muito a perder. A rápida ascensão profissional, o noivado com uma escritora, tudo isso levanta questionamentos onde reside sua lealdade. Andy Lau oferece uma carismática e interessante interpretação de Ming, constantemente nos fazendo questionar quais interesses ele está buscando atender, seja da polícia, da tríade ou de seus próprios.

No elenco de suporte, Eric Tsang, como o paranoico chefe da tríade, e Anthony Wong, o inspetor da polícia que é o único a saber da verdadeira identidade de Yan, igualam no nível de interpretação dos atores principais. A rivalidade que existem entre os dois somente alimenta ainda mais a pressão sobre os espiões.

Infernal Affairs é basicamente um filme no estilo gato e rato, mas que consegue construir muito bem a tensão, enquanto trabalha os personagens, até o seu clímax. Um excelente filme, mesmo com algumas inconsistências no roteiro. A cena final é simplesmente foda.

O título original ‘Mou gaan dou’ é uma referencia ao nível mais baixo dos infernos budistas, o inferno contínuo.

Hong Kong feelings: 4,5/5

Título original: 無間道 (Mou Gaan dou)

Diretor: Andrew Lau Wai-Keung, Alan Mak Siu-Fai

Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Andy Lau Tak-Wah, Anthony Wong Chau-Sang, Eric Tsang Chi-Wai, Sammi Cheng Sau-Man, Kelly Chen, Elva Hsiao, Chapman To Man-Chat,Gordon Lam Ka-Tung, Edison Chen, Shawn Yue

Nenhum comentário: